Mezzo DSA – De clássico violento e erótico a uma imitação de Scoob-Doo.

Depois de muito tempo, eis que finalizo a minha análise de todas as animações da franquia A Kite, o clássico cult que foi uma mistura de thriller de ação com cenas de sexo explícito. Mas ao contrário de seus predecessores, Mezzo DSA preferiu seguir uma linha mais “familiar”, apresentando um anime nos moldes clássicos, com 13 episódios e nada de sexo ou nudez. Contudo, por melhores que fossem as intenções, o resultado, infelizmente, deixou a desejar.

Mezzo DSA é uma continuação direta de Mezzo Forte, que por sinal é um spin off de A Kite. Como já escrevi análises sobre estas obras, não vou escrever nada sobre elas aqui. Por isso, recomendo a leituras dos respectivos textos:

                                                     

Primeiramente sobre os dados técnicos, Mezzo DSA foi produzido e exibido mais ou menos três anos após Mezzo Forte, mais especificamente de 04 de janeiro de 2004 até 28 de março do mesmo ano. Yasuomi Umetsu, a mente criativa por toda a franquia de Kite, também foi o idealizador deste anime, exercendo, entre outras funções, o cargo de diretor. O estúdio responsável pelo anime também foi o mesmo das outras obras, o estúdio Arms.

Como se trata de um anime para a televisão, a animação no geral recebeu um downgrade bem evidente. Ou seja, percebe-se claramente que a qualidade visual do anime é inferior aos OVAs lançados em 2001. Isto não é surpreendente, uma vez que OVAs e filmes possuem verbas e tempo de produção maiores do que os animes habituais, quase sempre possuindo uma qualidade superior. Eu particularmente senti falta das cenas de ação bem fluidas e coreografadas e da iluminação impecável. 

Esse é o máximo de “ecchi” que terão no anime. Diferente dos antecessores, Mezzo DSA abandonou o sexo explícito.

Como eu já havia dito, Mezzo DSA é uma continuação direta de Mezzo Forte, continuando de onde os OVAs pararam. Contudo, trata-se de um anime eminentemente episódico, tirando um ou outro elemento e personagem que formam alguma subtrama mais duradoura. Algumas diferenças são bem evidentes entre o original e a continuação. As mais evidentes são:

O fusca, veículo característico da equipe da DSA, ao invés de amarelo se tornou rosa. Mikura passou a utilizar o cabelo amarrado no estilo maria-chiquinha. As cenas de sexo foram removidas. A violência foi amenizada, embora ainda presente o sangue em menor quantidade. Ainda há um pouco de ecchi, mas bem moderado, apenas um ou outro destaque na bunda da Mikura e olhe lá. Há pouca relação entre o enredo do original com  o deste anime, apenas uma inclusão que visava corrigir uma ponta solta de Mezzo Forte.

Alguém disposto a levar esta injeção da bela Mikura?

Quanto ao enredo de Mezzo DSA, ele explora ainda mais a convivência dos três membros da DSA, que é uma agência que realiza serviços perigosos em troca de dinheiro, composta da protagonista Mikura, o policial aposentado Kurokawa e o hacker e especialista em robótica Harada. Mais tarde, temos a inclusão de outra participante honorária, uma menina pentelha chamada Asami, que não possui nem razão de existir. Ou seja, por ser um anime episódico, cada episódio se trata de um serviço realizado pela agência, e é justamente isso que afunda o anime.

Eu não gosto de analisar anime ruim. Se quero escrever algo é com o intuito de que outras pessoas possam conhecer obras legais e diferentes. Se não fosse meu objetivo de analisar toda a franquia de A Kite, muito provavelmente eu não perderia meu tempo com DSA. Teve seus pontos positivos, os quais serão mencionados ao longo do texto, mas me pareceu que este anime foi um grande meme!

Neste anime, a equipe do DSA passa por diversas aventuras, ao melhor estilo Scoob-Doo.

Em Mezzo Forte temos uma trama bem humorada, mas que faz sentido e consegue misturar com maestria essa descontração com cenas de ação elaboradas, além de um enredo que lembra muito os filmes de ação dos anos 90. Nada excepcionalmente genial, mas que diverte e é capaz de convencer. As cenas de sexo são dispensáveis, claro, mas no geral é uma animação muito boa. 

Nos OVAs, a DSA recebe uma missão de um estranho velho para sequestrar o mafioso em troca de uma boa quantia em dinheiro. O que parecia um trabalho corriqueiro e limpo, se mostrou muito mais perigoso que o esperado, sendo que a DSA além de cumprir a missão teve que descobrir um meio de não serem brutalmente massacrados no processo. Esta trama curta funciona muito bem. Contudo, em Mezzo DSA, nenhuma missão ou aventura episódica chegou aos pés do anteriormente apresentado na franquia.

Realmente tem de tudo neste anime, desde um original palhaço psicopata…

Para falar a verdade, me pareceu que ao invés de assistir uma obra da franquia de A Kite, acabei assistindo uma temporada de Scoob-Doo! Explico melhor. Ao invés de seguir com as bem arquitetadas missões perigosas, com bastante tiroteios e ação, tivemos de tudo, ABSOLUTAMENTE TUDO! Só para ter uma ideia, teve alienígena, fantasma, androide, palhaço psicopata, vírus de computador que ataca pessoas, maldição da múmia e muito mais! Basicamente, se tratava de “qual o monstro da semana”.

O nível da narrativa me pareceu excessivamente infantil e mal planejado. Não me parece muito convincente o anime fazer o elenco cair continuamente em grandes tramas que colocam o mundo em risco. O primeiro episódio já começa com um caso onde há claramente um fantasma, uma alma perdida em busca do descanso eterno. Não sou contra elementos sobrenatural. Mas vamos convir que isso não combina nem um pouco com a atmosfera da franquia. Foi um começo preocupante, mas até aí tudo bem, pelo menos era o que eu esperava.

Também tem maldição da múmia…

No segundo episódio temos então uma trama envolvendo um alienígena perseguido por outro alienígena e apaixonado por uma humana. E se o ET não resolver sua missão pendente, irá chover sem parar até inundar a Terra. Desta vez estamos diante de um roteiro ao melhor estilo Ben 10 e similares. E por aí vai, Mezzo DSA não se cansa de seguir esse tom aventuresco e relativamente bobo, digno de um filme exibido na sessão da tarde. Entendo que Mezzo Forte e Mezzo DSA buscavam uma atmosfera mais descontraída e bem humorada, mas isso não é motivo para o anime cair em um buraco de histórias sangrentas com enredos infantis. 

Mezzo DSA ainda tenta engrenar uma subtrama que se desenvolve lentamente, sobre um jovem assassino de cabelos azuis que tenta matar o Kurokawa em diversas ocasiões, lembrando muito o personagem Oburi de A Kite, “frio e calculista”. Esse assassino, chamado Kazuto, tem suas tentativas de assassinato todas frustradas, pelos mais variados motivos. O anime o pinta como um excelente assassino, mas o cara é muito incompetente, pelo menos nesta missão.

Não é um hentai de tentáculo! Parece, mas não é!

Mezzo DSA ainda desenvolve uma situação onde Kazuto se atrapalha em matar seu alvo por causa de uma paixão platônica mal retratada pela Mikura. Não é difícil entender a ideia do diretor, que foi certamente mostrar que o jovem assassino de sangue-frio possui sentimentos e se compara com Mikura que também é uma jovem que sobrevive pode meio de sua arma. Essa simbiose o faz titubear no cumprimento de sua missão. Essa subtrama, embora bastante clichê, podia ser muito bem trabalhada, mas nos últimos episódios onde veio finalmente à tona, tudo foi tão rápido e sem sentimento que não fez a mínima diferença ter existido ou não.

Sobre não fazer diferença ter existido ou não, temos uma outra personagem recorrente nesta situação, a jovem Asami Igarashi. A menina acaba que por acaso, isto no primeiro episódio, vendo Mikura em ação e fica fascinada pela força dela. Asami passa a seguir Mikura e vai parar no esconderijo deles. Todo mundo tenta enxotá-la e infelizmente não conseguem. Já é problemático por si só uma menina de uns 11 anos se envolvendo com um pessoal barra-pesada como os protagonistas, mas tudo bem. Ela começa a xeretar, se botando em risco em diversas oportunidades, mas também ajudando algumas vezes por ser bastante observadora.

Tivemos também um chefe da máfia com um rosto verde, isso sem explicação. Eu poderia mencionar também mais alguns fantasmas e alienígenas no pacote.

Ocorre que ela é uma pentelha chata e descartável. Todo o papo de “querer ser igual a Mikura” não me passou confiança nem sentimento suficientes. Além disso, a motivação dela para isso seria o fato de pensar que é fraca e sofrer bullying de umas meninas da sua escola. No último episódio ela encara suas perseguidoras e dá uma surra nelas com as técnicas que Mikura lhe ensinou! Que genial e inovador! Todas as suas cenas poderiam muito bem serem excluídas que não fariam a mínima falta.

Teve um vilão que foi revelado desde o começo e nenhum dos protagonistas perceberam. Uma espécie de barbeiro mafioso de fala mansa. O cara mora no mesmo prédio onde a DSA tem sua sede e já tentou ferrar com eles algumas vezes, e eles nem se importaram, deixaram rolar, pelo menos até os últimos episódios, onde tivemos um grandioso plot twist, em que foi possível concluir que ele não era o vilão final, mas havia alguém mais interessado no fim da DSA.

A última visão de Mikura. Não faz sentido, não tentarei explicar.

Não vou dizer que fiquei surpreso com o “chefão” final, mas foi bastante broxante como vilão principal de um anime. Mas preciso confessar uma coisa, o vilão de Mezzo DSA teve o desfecho mais maluco e surpreendente que eu já vi! Ele foi espancado por um bando de otakus fãs de idols furiosos! 

Mas nem tudo foi exatamente ruim, teve seus poucos pontos positivos além dos close-ups na bunda de Mikura. Os episódios 4 e 5 foram bastante criativos, contaram a mesma história sobre pontos de vista diferentes. Este recurso não é totalmente inédito, mas é muito legal quando bem aplicado. Enquanto Kurokawa e Harada resolviam um caso envolvendo a mulher de um figurão, Mikura saía para passear com uma amiga de infância, que foi criada nas ruas junto dela. O episódio 4 focou nos rapazes, enquanto o quinto na Mikura. Casualmente os enredos se entrelaçaram, e todo mundo se encontrou no final.

Deve-se ter cuidado com fãs de idols furiosos.

Esses episódios tinham tudo para serem bem feitos, caso não fosse a história da amiga de Mikura, Sakura Sakurada, e como esse fato foi usado para unir uns pontos abertos vistos nos OVAs de Mezzo Forte. Sinceramente falando, deviam ter deixados os pontos em aberto do que se valer do jeito preguiçoso que foi utilizado. Essa amiga, Sakura, tenta, de forma sorrateira, matar Mikura em diversas ocasiões, mas não consegue, e ambas acabam lutando no final.

A desavença entre Mikura e Sakura é a seguinte: ambas acabam se separando contra a própria vontade enquanto moravam e praticavam pequenos delitos na rua. Sakura acabou sendo acolhida por Momomi Momoi, a vilã principal de Mezzo Forte. E acontece o que todo mundo já sabe, Mikura mata Momoi. Sakura fica arrasada, pois além da admiração que possuía pela garota, a amava de uma forma romântica. Não é difícil concluir o motivo de Sakura perseguir Mikura, simples e pura vingança.

A clássica cena de banho! Não tenho nada contra…

No meio da luta, Sakura revela um segredo – que todos sabiam -, que Mikura é filha de Momokichi e irmã de Momomi. Mikura faz uma cara de chocada e só. Sakura morre e o assunto é esquecido. Nem é mencionado mais, Mikura nem se importa com o caso. Vida que segue. Essa tentativa de ligar os OVAs com o anime foi muito desnecessária. Além de algo rápido e nas cochas, apenas deu revelações que todo mundo já sabia, não trazendo nada de novo. Pois até agora ninguém sabe nada da história de Mikura, nada foi acrescentado.

Nos OVAs ainda tinha a questão dos poderes precognitivos de Mikura. A jovem podia ver lapsos do futuro. Não foi explicado como isso se dava nos OVAs, mas pelo menos ela usou e abusou da habilidade. Em Mezzo DSA, Mikura simplesmente “esqueceu” desse poder, utilizando-o pouquíssimas vezes e a mais significativa é numa zoeira no último episódio, onde ela diz que eles ainda não podem descansar, pois enxergou novos vilões, e no caso é mostrada uma imagem onde se vê uma espécie de piratas cyberpunk super caricaturizados que nem fazem sentido no universo de A Kite. 

Mikura e Asami, a pirralha chata do anime.

Mezzo DSA é um anime que não se levou a sério. O problema é que também não funciona como uma obra de comédia, por isso o resultado final deixa muito a desejar. Seria fácil comparar Mezzo DSA com Kite Liberator, outro spin-off de A Kite. Em Kite Liberator também temos uma espécie de “salada de frutas”, onde Yasuomi Umetsu brincou com diversos gêneros, como viagens espaciais e etc. Podemos ver que o diretor, tentando inovar, perdeu a mãe em Mezzo DSA.

Entretanto, Kite Liberator ainda se mostra uma obra mais consistente mesmo com seus tropeços, pois possui uma animação muito boa, uma história ligeira e é curta. Sim, a duração conta muito. Kite Liberator possui apenas 58 minutos de duração, enquanto Mezzo DSA são 13 episódios que parecem muito mais. Eu confesso que sofri para terminar o anime, justamente por causa dos episódios sem grandes atrativos.

No fim das contas é isso. Mezzo DSA para mim não foi uma experiência das melhores, mesmo que eu tenha me divertido um pouco nos absurdos ao longo dos episódios. No geral, Mezzo DSA é o pior componente da franquia de A Kite. Recomendo apenas para aqueles que são verdadeiros fãs e querem completar a saga, fora isso, podem deixar passar.

Finalmente terminou!

Link permanente para este artigo: https://dissidenciapop.com/2020/12/16/mezzo-dsa/