Worlds of Amano. A Requintada Beleza do Trabalho de Yoshitaka Amano.

O artbook da vez que venho apresentar para vocês é uma compilação das principais obras de um dos maiores ilustradores do Japão, ninguém menos que Yoshitaka Amano, o Artbook se chama World of Amano, que reúne desenhos de muitos de seus principais trabalhos ao longo dos anos.

Para quem não conhece, Yoshitaka Amano ficou famoso como ilustrador da série de jogos Final Fantasy e séries de anime como Vampire Hunter D. Amano possui um estilo único de arte, que mistura as ilustrações clássicas japonesas, quadrinhos ocidentais e “art nuveau” com uma sútil inspiraçã de pintores como Gustav Klint (pra quem lembra da abertura de Elfen Lied) e Alphonse Maria Mucha.

Como pode ser observado neste artbook seus desenhos são repletos de personalidade e de uma riqueza de detalhes ímpar, que o colocam no rol dos melhores ilustradores japoneses. Também trabalhou em Sandman em parceria com Neil Gaiman. São apresentados desenhos seus de mais de 30 anos de carreira, desde que começou a desenhar como freelancer em 1981.

No blog a arte Amano já deu as caras em duas oportunidades, na minha análise sobre o filme Angel’s Egg de 1985, onde claramente se observa o estilo de Amano, bem como em minha postagem sobre seu trabalho no jogo Child of Light. 

Nesse Artbook que lhes apresento ainda há uma homenagem do grande quadrinista francês Moebius, sendo um desenho feito por este que destaca bem o olho de uma ilustração de Amano, o que é compreensível, pois os olhos das ilustrações de Amano talvez sejam um dos detalhes mais marcantes de seu trabalho, de uma expressividade ímpar, dando uma impressão de lassidão ou às vezes de uma sútil malícia.

Veja o artigo completo no blog antigo clicando aqui.

Link permanente para este artigo: https://dissidenciapop.com/2015/11/28/worlds-of-amano-requintada-beleza-do/