Robôs gigantes, filosofia e porque você deve assistir Evangelion.

5 motivos para você assistir Evangelion e ser uma pessoa melhor.

A Netflix anunciou que irá incluir em seu catálogo para esse ano nada mais nada menos que Neon Genesis Evangelion, e isso é ótimo, dará a oportunidade para fãs antigos reverem a icônica série e o melhor, apresentará para uma nova audiência uma das obras mais importantes, influentes e revolucionárias da animação japonesa. A série animada produzida pelo estúdio Gainax e dirigido por Hideaki Anno em 1996 (sim, são mais de vinte anos) nos apresenta o jovem Shinji Ikari, um menino problemático que é convocado pelo seu pai, Gendo Ikari o qual não via a muito tempo, para pilotar um dos Evas, robôs gigantes para proteger Tokyo 3 do ataque dos Anjos, seres alienígenas gigantes que pretendem extinguir a raça humana.

1º- Tem luta de robô gigante ué:

Mecha é sem dúvida um dos maiores e mais populares gêneros dentro do shonen, e aqui eles não estão para brincadeira, a começar pelo design dos robôs, os Evas são esguios e plásticos, com uma a movimentação “suave” diferente de tudo do gênero até então. seus combates envolvem um dinamismo inédito para época, que ainda são ótimas e lindas de se ver, com uma visceralidade impactante Evas e Anjos protagonizam momentos de muita tensão, violência gráfica e reviravoltas. Além disso os robôs contam com um arsenal pesado indo de metralhadoras (gigantes), canhões (gigantes!) e uma faca energizada (Gigante!!) para enfiar no primeiro Anjo que aparecer. O que mais você quer?

2°- Personagens consistentes e amáveis:

Definitivamente Shinji Ikari não se enquadra no arquétipo de protagonista de uma série do gênero, ainda mais na época. Nada do cara sorridente e inocente, do tagarela confiante ou do rebelde sem causa que descobre seu valor, aqui lhe damos com algo extremamente humano: ansiedade, insegurança, dúvidas, crises existenciais, tudo isso está presente não só no protagonista, mas em toda gama de personagens de Evangelion. São de fato pessoas comuns com dilemas não muito diferentes dos meus ou dos seus, claro guardando as devidas proporções de estarem constantemente diante da iminente extinção humana, mas ainda assim são dramas que facilmente nos envolvemos. E acredite, tudo isso harmoniosamente composto em um anime de robôs gigantes.

3°- Vai te fazer pensar:

Ok, eu não vou ficar aqui discorrendo toda a filosofia e subtextos a cerca de Evangelion. o que podemos garantir é que o anime tem muito mais o que falar além da luta pela sobrevivência humana e os dramas de seus personagens, a uma certa altura da série você se verá fazendo questionamentos junto com seus personagens, conceitos filosóficos, religiosos além de dilemas morais como o sentido da existência humana, a despersonalização, o “dilema do ouriço” e nossa relação com o mundo e a tecnologia, tudo isso em uma época pré Matrix. Com diálogos que te farão pausar o vídeo para rever e interpretar o que foi dito (e acredite isso vai acontecer) e com um final que te fará contorcer o rosto e correr para o google buscar uma explicação.

4°- Pela sua primazia:

Assistir a preparação de um Eva para entrar em combate é apreciar uma obra prima da animação, e isso não é de forma alguma um exagero. Ver as engrenagens, mecanismos e toda aquela parafernalha se movimentando em tela é tão empolgante quanto assistir as lutas entre Evas e Anjos, e a melhor coisa é notar que tudo aquilo não está ali por mera perfumaria, é extremamente crível, verossímil e por consequência, empolgante, uma obra de arte e engenharia que com certeza vai te hipnotizar. O estúdio Gainax, que entre os seus fundadores tinha Hiedaki Anno (diretor de Evangelion) e Yoshiyuki Sadamoto (responsável pelo mangá de Evangelion), fez sem dúvida um exímio trabalho na animação, ainda mais considerando a época. Além disso Evangelion apresenta um mundo tão palpável quanto seus personagens. Sem dúvida um trabalho a altura de uma animação revolucionária.

5°- Seu legado:

FLCL (Furi Kuri) e Serial Experiment Lain são pequenas amostras da influência de Evangelion. Sua ousadia serviu para mostrar, não só para os japoneses mas para o mundo, que animes poderia ser mais profundos, que dava para ir além dos arquétipos e fazer seus personagens serem mais consistentes, provando que algo mais substancial poderia sim ser atrativo. Se hoje vemos personagens que se questionam e mergulham em subjetividade boa parte disso se deve a Evangelion, o anime que abriu portas para muitas obras shounen que queriam ir além da ação e pancadaria.

Bônus:

Tem uma das melhores e mais icônicas aberturas de animes de todos os tempos!

Link permanente para este artigo: https://dissidenciapop.com/2019/03/04/robos-gigantes-filosofia-e-porque-voce/