Haibane Renmei – Um retorno à Confederação das Penas de Carvão.

 

Falarei novamente sobre Haibane Renmei, desta vez do material extra relacionado à obra, especialmente dos doushinjis e do artbook lançados por Yoshitoshi Abe.

Bem não tratarei dos pormenores do enredo, pois já fiz uma postagem acerca do anime, e os doushinjis, tirando algumas exceções, abordam o apresentado no mesmo, sendo que vocês poderão ver minhas considerações acerca da obra no seguinte link:

Haibane Renmei: Une ille qui a des ailes grises.

Resumindo, Haibane Renmei, traduzido como Federação das Penas de carvão, ou ainda “Une fille qui a des ailes grises”, em francês, é originário de uma série de doushinjis desenhados por Yoshitoshi Abe (o desenhista de Serial Experiments Lain) a partir de 1.998 e abandonados por decorrência da série animada, sendo que nunca foram terminados.

Não é novidade eu repetir que gosto bastante dos desenhos do Yoshitoshi Abe, seu character design e como ele utiliza as cores, sempre puxando para os tons pastéis.

Nestes doushinjis o character design mudou bastante até chegar no qual é usado no anime e inicialmente não possuíam uma estória fixa, Yoshitoshi Abe, segundo ele mesmo, criou as personagens antes de um possível enredo, por pura liberdade artística, por querer retratar personagens com asas de anjos e auréolas, sendo uma escolha puramente estética. Contudo, alguns dos doushinjis abordam exatamente o enredo do anime, isto em uma fase em que seus desenhos e ideias já estavam consolidados, contudo, rapidamente o anime os ultrapassou, e então foram deixados de lado.

Em Charcoal Feather Federation, podemos observar os desenhos mais antigos relacionados à Haibanne Renmei, como seus conceito originais e primeiros esboços. Neste trabalho, Abe admite seu propósito inicial, desenhar o maior número de garotas possível com auréolas e asas! Sem contudo atribuir qualquer poder especial, ou necessidade de ajudarem alguém, tanto é que para criar o conceito das “anjas” por assim dizer, Abe apenas pegou algusn desenhos rejeitados e colocou asas e auréolas e pronto, criou-se anjos. Ele admite que no ano que criou Haibanne Renmei a intenção dele era apenas desenhar pessoas de meia idade, mães e pais, segundo ele mesmo.

Nota-se que realmente, seus primeiros anjos não faziam correspondência às personagens do anime:

Veja o artigo completo no blog antigo clicando aqui.

Link permanente para este artigo: https://dissidenciapop.com/2014/09/09/haibane-renmei-um-retorno-confederacao/